quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ferramenta auxilia estudante a se preparar para o Enem

Se você é aluno da terceira série do Ensino Médio da rede estadual, saiba que estudar para a prova do Enem este ano vai ser mais fácil e interessante. Disponibilizamos uma plataforma de estudos para reforço de conteúdo que vai te ajudar a melhorar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.
Por meio da plataforma, você poderá testar seus conhecimentos e, a partir daí, acessar um plano de estudo feito especialmente para você.

ACESSE O SITE:

http://www.educacao.sp.gov.br/geekie
http://www.educacao.sp.gov.br/geekie

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Inscrições para a 15º edição do Prêmio Construindo a Nação seguem abertas

Se você é estudante da rede estadual e tem algum projeto que visa a melhoria no ambiente escolar e na comunidade, não perca tempo! Inscreva-se já na 15º edição do Prêmio Construindo a Nação. Saiba mais: AQUI
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/inscricoes-para-a-15-edicao-do-premio-construindo-a-nacao-seguem-abertas

Até o dia 20 de junho, os mais de cinco mil alunos da rede estadual paulista interessados em participar da 15ª edição do Prêmio Construindo a Nação, podem inscrever seus projetos.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Para participar, os alunos devem inscrever seus trabalhos por meio do site do Instituto da Cidadania Brasil. No ato da inscrição, será considerado apenas um único projeto por escola, com ações ou práticas de cidadanias voltadas à saúde, cultura, tecnologia, inclusão digital, educação, trabalho e meio ambiente.
Em 2015, o prêmio tem como tema “A Vez dos Grêmios – A Vez dos Estudantes”. O público alvo será alunos que participam de grêmios estudantis eleitos em 2014 ou este ano. Também podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio que ainda não participam de agremiações estudantis, e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Somente uma escola no Brasil será premiada. O prêmio será no valor de R$ 10.000,00 em equipamentos eletroeletrônicos para uso dos estudantes dentro da unidade de ensino.

Sobre o concurso
O concurso é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil. Atualmente, tem abrangência nacional e contempla as escolas públicas e privadas de 26 Estados, com exceção apenas do Distrito Federal. O objetivo da premiação é valorizar e contemplar projetos escolares nos quais os alunos se tornaram agentes de mudança e melhorias no ambiente escolar e comunidade.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

http://www.educacao.sp.gov.br/evesp/cursos/NovaExibicao/CursosDetalhe.aspx?cua_id=JRpGAzVDCzc%3d&retorno=UeosquAiiL%2fZjnCrTzA4Rg%3d%3d

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio e EJA.

Todos os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais paulistas e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem se inscrever para o curso pré-vestibular online. O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Os vestibulandos podem fazer simulados virtuais e estudar o conteúdo com questões baseadas nas últimas provas do Enem e Fuvest.

O curso preparatório é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento dos alunos, visando prepará-los para a vida profissional e auxiliar os que desejam continuar os estudos após o término do Ensino Médio.

CURSINHO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Programa Jovem Embaixador segue com inscrições abertas para alunos da rede

Podem participar estudantes entre 15 a 18 anos

Se você é estudante da rede estadual de ensino, tem perfil de liderança e ótimo desempenho escolar, participe do Programa Jovem Embaixador. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de agosto.
 
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Para participar do programa é necessário ter entre 15 a 18 anos, possuir fluência oral e escrita em língua inglesa. Os interessados devem realizar a inscrição aqui.

Em janeiro de 2016, serão selecionados 50 jovens para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Os estudantes terão a oportunidade de visitar a capital do país, seus principais monumentos, além de participarem de reuniões em organizações dos setores público e privado.

Para tirar todas as dúvidas dos alunos interessados em participar do programa, a Embaixada Americana no Brasil irá realizar um Google Hangout, no dia 4 de maio. O vídeo contará com a participação dos Jovens Embaixadores das edições anteriores, junto com a coordenadora do programa. O evento será transmitido a partir das 14h.

Na última edição do programa, o estudante do Ensino Médio Henrique Ferreira Vaz, da escola estadual Dr. Ernesto Fonseca, em Chavantes, foi o vencedor.

Se você gostou da iniciativa, não fique de fora. Saiba mais sobre o Jovem Embaixador aqui.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

INFORMAMOS QUE NOSSA QUERIDA PROFESSORA E COORDENADORA MARIA JOSÉ (MAZÉ) FALECEU.
Maria José
O mundo nos prega muitas surpresas. Muitas nos fazem sofrer, trazem tristeza, dor e luto. A sua partida, tão prematura, foi uma dessas surpresas imprevisíveis do destino que nos tiram o chão. Ninguém poderia imaginar que você nos deixaria tão cedo, tão abruptamente.
...
Você deixou um imenso vazio em nossas vidas e em nossos corações. Depois da sua partida, a nossa vida nunca mais será a mesma. Você sempre estará vivo em nossas lembranças, sempre fará parte de nossas vidas nas grandes e pequenas recordações.
Você deixou muito amor em nós. O seu amor pela vida continua pulsando em nosso peito. Siga o seu caminho em paz, iluminado pelas bênçãos de Deus. Nós estaremos sempre aqui, orando por você e enviando as nossas energias positivas de amor e carinho.
https://www.facebook.com/mariajteacher
 

sexta-feira, 6 de março de 2015

Programa Jovem Cidadão está com inscrições abertas para alunos do Ensino Médio
Por meio do programa, alunos podem conseguir sua primeira experiência profissional

Está em busca do primeiro emprego? O programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho está com inscrições abertas para os alunos em busca da primeira experiência profissional. Para se inscrever, o estudante deve acessar o site do programa ou ir até a secretaria da escola onde estuda e fazer o cadastro.
- Clique aqui para se inscrever
- Confira aqui mais informações sobre o programa

Para participar, o estudante deve ter idade entre 16 e 21 anos e estar regularmente matriculado no Ensino Médio de qualquer escola estadual dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. As inscrições vão até o mês de maio para os alunos matriculados na 3º série do Ensino Médio e, dezembro, para os estudantes da 2º série do Ensino Médio.
O programa do Governo do Estado de São Paulo é coordenado e executado pelas secretarias da Educação, Emprego e Relações do Trabalho e da Ciência e Tecnologia.

terça-feira, 3 de março de 2015

Olimpíada Brasileira de Cartografia procura jovens talentos na área de geotecnologia

Disputa é aberta para estudantes com idade entre 14 e 18 matriculados no Ensino Médio
 
            Jovens da rede estadual do ensino regular ou da Educação para Jovens e Adultos (EJA) matriculados no Ensino Médio, com idade entre 14 e 18, podem se inscrever na I Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC).
O objetivo da disputa é estimular o interesse dos alunos pela cartografia, incentivar professores a inovar em sala de aula ensinando de forma dinâmica e participativa, e descobrir novos talentos na área de geotecnologias.
            As inscrições seguirão abertas até o dia 14 de abril. Para participar, a escola precisa formar um grupo com quatro alunos – dentro do perfil indicado – e escolher um professor da unidade, preferencialmente de geografia, que será o responsável pela equipe.
            Após a organização dos participantes, o educador deve enviar o seu comprovante de vínculo com a escola e a declaração de matrícula de cada aluno para o e-mail obrac2015inscricao@gmail.com, até 18 de abril.
- Faça aqui sua inscrição
Etapas
            A competição é dividida em três fases. As duas primeiras serão feitas pela internet, no ambiente virtual do site da OBRAC, e tem caráter eliminatório. A última etapa está agendada para o dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro, data em que também será anunciado o nome da equipe vencedora. 
- Acesse o regulamento e o calendário da OBRAC 
 ....

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CIRCULAR - 01/2015

.
No dia 28/02/2015 (sábado) haverá a 1ª Reunião de Pais do ano letivo de 2015, para conhecer a Equipe Escolar e tomar ciência das normas que constam no Regimento Escolar Vigente.
.
Os horários são:
Ensino Médio: (1º, 2º e 3º diurno/noturno): das 09h00 às 10h30
Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º anos e 8º série): das 11h00 às 12h30.
.
Compareçam sua presença é muito importante.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR

 
1. Objetivo do curso: preparar aluno para os principais vestibulares (ENEM, FUVEST, FATEC etc.)
 
2. Custo: GRATUITO (material didático incluso)
 
3. Quem pode fazer: Alunos do ensino médio, preferencialmente 2º e 3º ano, mas em geral não há restrição de idade (inclusive tivemos alunos com mais de 60 anos)
 
4. Onde vai funcionar/qual horário:
  •  EMEF Argeu Silveira Bueno (NOTURNO) - Av. Presid. Tancredo de Almeida Neves, 860 - Cohab 5
  •  EMEF Noemy Silveira (NOTURNO) - R. das Pitangueiras, 20 - Jardim Santa Brígida      R. das Pitangueiras, 20 - Jardim Santa Brígida
  •  Polo Centro de Carapicuíba - Diante da demanda dos alunos será solicitado a abertura de salas no centro para o Período Matutino e Noturno.
 
5. Como fazer as inscrições (duas opções):
  • Presencialmente, na Secretaria da Educação (setor pedagógico). O aluno deverá trazer a ficha de inscrição preenchida com seus dados. A ficha está disponibilizada no site da prefeitura (http://www.carapicuiba.sp.gov.br/index.php/carapicuiba/noticias/detalle/prefeitura-de-carapicuasba-abre-inscriasames-para-cursinho-prac-vestibular). Há também alguns exemplares com a Márcia.
  • Através do endereço de e-mail cursinhocarapicuiba@gmail.com. O aluno deverá solicitar a ficha através do e-mail ou usar o link da prefeitura acima para baixar o arquivo da ficha e já entregar preenchida, usando o Word.
 
6. Início das aulas:
  • 16 de março.
7. Contato para dúvidas:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Em parceria com a Microsoft, carga horária é de 100 horas e orienta estudantes sobre diversos temas

Alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da rede estadual paulista terão a chance de aprimorar o conteúdo em tecnologia em um curso inédito e gratuito.
A partir do próximo dia 10, a Educação dá início ao projeto online Aluno Monitor. O programa, em parceria com a Microsoft, é dividido em cinco módulos e tem carga horária de 100 horas. Ao final, todos os participantes receberão certificado.
O conteúdo inclui atividades práticas sobre hardwares, softwares, aplicativos, web 2.0 e 3.0, redes sociais e ainda navegação segura. O objetivo é que os alunos possam utilizar as ferramentas em atividades em casa e nas próprias unidades de ensino. Por isso, o curso é etapa obrigatória dos estudantes que atuam como estagiários nas salas do Acessa Escola, programa de inclusão digital da Secretaria, e opcional para os alunos da rede.
- Veja mais informações do curso aqui
A ação foi articulada pela Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), Departamento de Tecnologia de Sistemas e Inclusão Digital (DETEC), Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), Departamento de Planejamento e Normatização de Recursos Humanos (DEPLAN) e Coordenadoria de Gestão e Recursos Humanos (CGRH).

Curso de programação em games
Além do novo Aluno Monitor, estudantes da rede estadual podem aprender a linguagem dos computadores. No ProgamaÊ, também oferecido gratuitamente pela Evesp, os alunos participam de atividades que vão desde encontrar a saída de um labirinto à criação de games. Todos são apresentados ao estudo de técnicas de ciências da computação e tecnologia e recebem até 60 tutoriais com três níveis de dificuldade. As aulas duram de 20 minutos a uma hora.
 


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO - 20/02/2015
  • Currículo e Registro nos diários de classe (função e importância de cada um);
  • Exposição dos materiais pedagógicos e recursos audiovisuais e procedimentos de uso;

  • Elaboração dos Planos Bimestrais de acordo com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e discussão sobre os quais projetos internos serão abordados no 1º Bimestre de 2015.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO - 19/02/2015


  • Elaboração do Plano de Intervenção de acordo com as habilidades não adquiridas.

  • Avaliação e Recuperação (como e porque avaliar, instrumentos de avaliação, tipos de recuperação e resoluções).

FOTOS
 
. . . .

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO - 18/02/2015


  • Discussão para a construção em andamento do PPP 2015-2019 (observando os pontos positivos e negativos de 2014).

  • Levantamento dos dados da AAP 8ª ed., e estudo das Planilhas elaboradas.

FOTOS





quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015


SEMANA DE PLANEJAMENTO (18/02 A 20/02)

DIAS:

18/02 = 13h00 às 18h20

19/02 = 08h00 às 12h20 (manhã)

  13h00 às 17h20 (tarde)

20/02 = 08h00 às 12h20 (manhã)

  13h00 às 17h20 (tarde)

 

Considerando que o planejamento é um momento de reflexão sobre questões essenciais para a escola, bem como para aperfeiçoar estratégias e traçar planos conjuntos de ação capazes de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido pela escola, elencamos alguns temas que não poderão faltar nas pautas de planejamento:

1.     – Acolhimento de toda a equipe escolar: postura que a equipe escolar adotará a fim de tornar o ambiente agradável;

2.     – Organização dos ambientes e acervos;

3.     – Autoavaliação Institucional: Retomar as potencialidades e fragilidades apontadas em 2014, a fim de propor aços para melhorar e potencializar as práticas exitosas;

4.     – Gestão de Resultados da aprendizagem: necessidade de utilizar os resultados das avaliações para o planejamento das ações em 2015;

5.     – Plano de Ação de Intervenção: Planejamento de todas as ações necessárias para atingir o resultado desejado. O Plano de Ação deve deixar claro tudo o que deverá ser feito, como e quando, para o cumprimento de seus objetivos e metas e elaborado considerando as habilidades e competências em defasagem;

6.     – Atualização do Plano Político Pedagógico: documento norteador para alavancar resultados positivos tanto nas questões administrativas como no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo pesquisas, reflexão e ação;

7.     – Apresentação dos projetos da Pasta e da Unidade Escolar: Discutir os projetos que serão desenvolvidos durante o ano letivos;

8.     – Plano de Ensino: O professor deverá organizar sua ação didático-pedagógica, de acordo com o Currículo Oficial de sua disciplina. Elencar estratégias, interligar objetivos, conteúdos e metas que pretende atingir com os alunos,

9.     – Promover a eleição dos membros do Conselho Escolar, APM e colegiados.

 

EQUIPE GESTORA.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

É com imensa alegria que iniciamos o ano letivo 2015!
Nesta segunda-feira dia 02/02/2015 iniciou o ano letivo na Escola. 
Com muita satisfação os alunos e professores retornam com a certeza de que será um ano com muitos desafios e aprendizagens.